AnmeSphere Resenhas 02 – Claymore

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?

Aqui temos mais uma ficha técnica de um mangá que eu acho sensacional, e que eu tenho certeza que vale a pena vocês lerem, e que é Claymore.

Ficha Técnica

Nome: Claymore / クレイモア

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 27
Capítulos: 159

Publicado de 06/05/2001 a 04/10/2014 (Japão), 04/2009 a 05/2015 (Brasil)
Gêneros: Ação, Aventura, Fantasia, Horror
Editora: Jump Square (Editora Shueisha, Japão); Panini (Brasil) (Levi Trindade, patrocina “nóis”, haha)
História e arte: Norihiro Yagi

Sinopse

Estamos na Idade Média, e os humanos remanescentes são atormentados por paranoia e morte. Sussurrada com medo, a palavra “Yoma” abre uma imagem bem clara nas mentes de todos: seres monstruosos com uma fome insaciável por carne humana. Mas o medo de seu apetite horrível é reduzido pela habilidade deles de mudar de forma e roubar as memórias de “sua última refeição”. Para sempre vulneráveis aos ataques, humanos vivem uma vida inquieta, mesmo entre seus familiares.

Há poucos meios de matar os Yoma. A organização, informalmente conhecida como “Claymore”, é a única linha de defensa da humanidade, despachando guerreiras meio-Yoma para purificar as vilas destes seres. Uma existência solitária e perigosa, a morte para essas guerreiras vem com cada missão. Seu tempo é dividido entre batalhas, longas e árduas viagens e, enquanto isso, resistir ao seu sangue Yoma e manter seu lado humano. Vilões, sabendo disso, pagam por sua segurança com relutância e tem um respeito com repugnância por suas protetoras.

Claymore segue a guerreira estóica de rank baixo Clare em sua caminhada assustadora enquanto ela procura por vingança pessoal. Ao longo do caminho, ela encontra várias questões inesperadas sobre o mundo, a camaradagem e a esperança no relacionamento com suas irmãs de combate à verdade sinistra por trás da Organização Claymore. (Tradução livre com fonte no Portal MyAnimeList).

Minha opinião

Pensem em uma história que mostra o quanto as mulheres têm destaque – primeiro, por serem temidas por toda a sociedade humana restante por suas habilidades; segundo, o preconceito por sua constituição de meio-Yomas, o que as deixa muito próximas de seus adversários, através mesmo da ligação sanguínea; terceiro, por suprimirem sua natureza, que as acompanha desde seu nascimento, onde têm implantadas em si os sangues dos Yomas.

A arte deste mangá é simplesmente sensacional, as lutas são fabulosas, e a exemplo de Gantz, não há economia de sangue e nem no Gore, por isso a obra é classificada com o gênero de “Horror”.

Mas se você realmente ver a história, imagine-se no lugar de uma das guerreiras. Você tem, desde muito pequena, o sangue de demônios (que são os Yomas) implantado em seu organismo e, se você sobreviver, passa por um treinamento para manusear estas espadas gigantescas em formato de folha chamadas “Claymore”… É de se assustar quando você se coloca na pele das personagens, principalmente se você notar que cada uma tem sua história e seus próprios dramas pessoais.

O final

Depois de muitas lutas e descobrir muitos podres por trás da Organização Claymore, o final é surpreendente, e que eu não pretendo contar desta vez. É um dos meus títulos favoritos. Assim que eu tiver dinheiro compro a coleção inteira.

No Brasil

Falando em comprar, Claymore já é uma obra que foi publicada aqui no Brasil faz um bocado de tempo, através da Editora Panini (abraço Levi Trindade) em 27 volumes em formato tankobon (um dos primeiros da época), e hoje infelizmente presente apenas em lojas especializadas com a coleção completa (Comix, patrocina “nóis”). Quem sabe a editora que publicou não faça uma republicação em um formato de luxo, como fez com Naruto? Recomendo fortemente.

O anime

O primeiro mangá da resenha, e também tem um anime completo. Quem sabe não se torna episódio do AnimeSphere? Eu vou gostar muito, mas vamos ter que dividir em partes, afinal de contas, a história possui um conteúdo bastante denso para os 26 episódios que possui.

Conclusão

Como eu já disse, Claymore é um dos meus favoritos!! Recomendo muito forte.

Fontes

Mangá (MyAnimeList)

Anime (MyAnimeList)

Mangá – Guia dos Quadrinhos

Um grande abraço e até a próxima resenha!!