Evento ocorrido entre os dias 8 e 10 de julho de 2022, no Anhembi. A experiência foi dada pelo nosso companheiro Clérigo, cujas palavras se encontram abaixo.
Depois de um bom tempo sem ir ao evento conhecido como AF, seja por motivos pessoais, como também algo que fez as pessoas ficarem em casa, me dispus a ir, via caravana.
Foi curioso sentir aquela velha ansiedade de quando fui mais novo nos primeiros eventos retornar, de certo modo, quando eu me preparei para ir no Anime Friends….
E com ele, novos desafios, novas expectativas, novas decepções e novos redescobrimentos. De primeira, tive o que chamo de “má sorte no cara-ou-coroa” (um incidente pessoal na entrada do evento) mas pude adentrar sem muitos problemas.
E a minha reação de tudo aquilo foi algo que eu esperava e ao mesmo tempo não contava.
Foi como adentrar uma capsula do tempo e ver que aquele “micromundo” que outrora visitei antes de ficar trancado em casa por questões de saúde mundial; E manteve-se intocado, até o ponto da minha alergia a naftalina atacar (na verdade foi pelo ar seco da cidade, mas enfim), o Anime Friends manteve do modo desde a última vez que o vi.
Por um lado, foi algo bom pois a nova geração pode ver o que havia perdido. Mas, por outro, trouxe velhos problemas à tona… Que em 2022 não precisaria ter.
Ainda que eu não fosse atingido pelo grande volume de ocorrências do evento, houve diversos relatos, seja nos grupos de caravana, como também nas redes sociais sobre tais ocorrências e afins. A organização tem um desafio bem pesado em lidar em como reagir com essas reclamações e preparações para o futuro.
Entretanto, desafios a parte, o evento foi possível de curtir, ainda que eu não tenha o mesmo fôlego de outrora. Teve quatro palcos todos os dias com diversos temas e atrações. Todas as tribos comuns que frequentam o evento tiveram espaço para ficar e se divertir.
Além disso, mais da metade das pessoas que foram no evento no dia que eu fui eram “marinheiros de primeira viagem”, ou seja, eram a primeira vez que se quer iam no evento. Eu mesmo vi isso ocorrer no ônibus da caravana que fui, para melhor referência.
Então foi uma cápsula do tempo por mais de um motivo; Seja pelo evento parecer ter sido congelado no tempo para voltar ao que era hoje em dia, com tudo o que tem direito, como também uma análise das perspectivas de novos visitantes dando um maior contraste com a perspectiva de visitantes mais experientes, como por exemplo este que vos narra esta ida.
Fui com um familiar no evento e foi bem acolhedor, o que mostra que o Anime Friends está podendo aceitar pessoas “fora do escopo” que querem conhecer um pouco deste mundo e mergulhar de maneira mais intensa ou ocasional, como para os que ingressaram no mundo otaku/nerd por um tempo e querem “Ir para o próximo nível”.
Mas pra mim? Foi como ver um velho amigo que não vejo a décadas após o mundo nos separar. Com seus maneirismos e jeitos próprios, com uns que eu gosto e outros que não gosto tanto assim, matando a saudade e revivendo a nostalgia…
Espero que tenham gostado!
Abraço.