Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?
Hoje temos mais uma resenha da Hita. Não conheço a obra, mas ela vai falar de…
Ficha Técnica
Nome: Lightning Degree
Outros Nomes: Biloedo (KR/roman), 비뢰도 (KR/original)
Tipo: Manhwa (quadrinho coreano)
Fonte: Original
Status: Em andamento
Volumes: não informado
Capítulos: 140
Publicado desde 12/12/2019
Gêneros: Ação, Aventura, Fantasia, Artes Marciais, Xianxia
Editora Coreana: Kakao
Editora Brasileira: Não tem, infelizmente
História e Arte: Awin / Wuzhou
Sinopse
Ryu-Yeon perde seu pai para uma doença quando ainda tinha 10 anos. Com as habilidades que aprendeu com ele, ele consegue, através da escultura, transformar madeira em lindas estátuas.
Um dia, depois de completar as esculturas de seus pais, Ryu-Yeon é abordado por um senhor de idade que fica impressionado com elas. O senhor vê potencial no garoto e pergunta a ele se gostaria de ser seu discípulo.
Como o jovem não tem pra onde ir e gostaria de viver sua vida da melhor forma possível, ele aceita a oferta deste homem.
(Versão da Hita).
Minha opinião
Início
A sinopse, na verdade, resume apenas o primeiro capítulo. Este senhor, o Mestre, é um excepcional praticante de artes marciais místicas do Deus do Trovão e ele treina Ryu-Yeon de forma muito espartana, colocando pesos em seus pulsos e tornozelos, fazendo ele lavar roupa e cozinhar usando ferramentas pesadas.
Tudo isso feito de forma leve e engraçada, tirando alguns risos da forma como Ryu-Yeon tenta escapar das punições do Mestre.
Mas é só isso?
O Mestre também obriga Ryu-Yeon a se vestir de menina e tocar zheng (um instrumento musical chinês com 21-26 cordas) numa taverna para aprender a ouvir as pessoas da cidade, em dias intercalados em que Ryu-Yeon trabalha forjando espadas na forja da cidade.
Quando vestido de garota, Ryu-Yeon usa o nome Yeon-Bi e precisa manter o comportamento feminino. Ele faz amizade com uma menina tímida e esse começo do manhwa estabelece as morais e a personalidade do protagonista, dando a ele as experiências necessárias para possuir empatia.
Adulto
Tivemos dois arcos até agora na vida adulta de Ryu-Yeon: Ele treinando um grupo de pessoas e entrando em uma escola de artes marciais. Ambos parecem não ter muito “futuro”. Este personagem principal é ambicioso e dedicado, mas ele não possui um objetivo claro, como em muitas narrativas japonesas.
No final, o que me levou a ler foi a curiosidade de “como ele vai chegar lá”, o que é, na minha opinião, uma das coisas mais legais de uma história conseguir conquistar.
Companheiros
Os amigos que Ryu-Yeon faz no caminho têm identidades e interesses próprios, que podem ou não estar em conflito, sendo de escolas diferentes de artes marciais e sempre deixando claro que muitas conversas possuem subtexto.
Os nomes dos personagens são difíceis de lembrar para quem lê mangá, mas é bem fácil de lembrar para quem só mantém a aparência pela arte.
Cultivação
Este é um manhwa muito bom como introdução aos conceitos de “cultivação”. Cultivação (ou Xianxia) é um gênero narrativo do leste asiátivo em que pessoas treinam o corpo e a mente e a energia interna (ki ou chi, depende da sua leitura) para transcender como “imortais das artes marciais”.
Isso tudo em conjunto com as premissas do budismo e, principalmente, do taoismo. A ideia é que, treinando a respiração e absorvendo a energia do ambiente, você pode aumentar o seu ki e treinando seu corpo nas artes marciais, você pode canalizar esse ki para realizar proezas de artes marciais.
Proezas que incluem ataques, manter a pele bonita, utilizar venenos, controlar o vento e assim por diante. Todos os artistas marciais de cultivação almejam ser os melhores.
Mais sobre Cultivação
Em narrativas de cultivação é bem comum ter o secto tradicional, ou ortodoxo, que treina para que os cultivadores protejam a paz e o mundo; O secto não ortodoxo, que também faz isso mas que nem sempre usa das premissas taoístas perfeitamente;
E o secto demoníaco, que ativamente vai contra a paz ou contra as premissas taoístas.
O Mo Dao Zu Shi – o Fundador da Cultivação Demoníaca é uma história de romance entre um ortodoxo e um culto demoníaco, mas a parte de cultivação é bem confusa no começo. O termo “murim” já significa o conjunto de clãs ortodoxos que se reuniram numa federação.
No Brasil
Não tem no Brasil (infelizmente).
O Anime
Não tem (infelizmente).
Os Autores
Infelizmente não temos muita informação além dos nomes deles.
Conclusão
Palavras da Hita: “Super Recomendado como introdução à histórias de cultivação.”
Fontes
Editora Kakao (Em Coreano)
Um grande abraço e até a próxima resenha!!