AnimeSphere Resenhas 37: Violet Evergarden

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?


Uma série cheia de deixas de comportamento, guerra muita luta… Tá achando que é um Shonen? Não. Falaremos de…

Ficha Técnica

Nome: Violet Evergarden

Tipo: Light Novel
Fonte: Original
Volumes: 2
Capítulos: 13

Publicado de 12/15 a 12/16
Gêneros: Drama, Fantasia
Editora Original: Selo KA Esuma Bunko, Editora vinculada à Kyoto Animation
Editora Brasileira: Não publicado
História e arte: Kana Akatsuki e Akiko Takase

Sinopse

As “Bonecas de Auto-Memórias” foram criadas com o propósito de escrever cartas ditadas pelo cliente e captar suas emoções. Foram inventadas pelo Dr. Orland para trazer felicidade para sua esposa, agora as “bonecas” são alugadas por empresas depois de seu trabalho se tornar público.

Encantada pelo trabalho das Bonecas, Violet Evergarden decide se tornar uma delas. Linda, com cabelos dourados e olhos azuis cristalinos, ela se torna rapidamente a “boneca” mais popular, deixando os clientes dela maravilhados com sua companhia.

Esta história é a compilação de histórias curtas de aquecer o coração, girando em volta da vida da “Boneca de Auto-Memórias” enquanto ela atende diferentes clientes.
( Tradução livre com fonte no Portal MyAnimeList ).

Minha Opinião

Violet Evergarden foi lindo como anime, sua história puxa a leveza de um dia a dia de uma escritora de cartas (que é o trabalho das Autômatas).

A história conta como uma soldado sem emoções (basicamente uma arma viva) se torna alguém que consegue entender as emoções dos outros para escrever cartas que imprimam essa emoção.

Digo pra vocês, não é uma história feliz, não tem final feliz, por mais que tenha momentos mais leves. Mas a história é linda.

E sabem o que foi o melhor? A resenha foi indicada pelo nosso padrinho, o Dan. Ele pensou que eu já tinha feito, mas enfim… Fica aí o agradecimento.

No Brasil

Infelizmente não foi publicada de qualquer maneira aqui no Brasil. NewPop poderia publicar já que é a praia deles, né?

O anime

Uma verdadeira obra prima feita pelo Kyoto Animation dois anos depois de lançar a light novel. Claro que, como os responsáveis pela publicação da Light Novel, eles teriam mais informações sobre a história, foi algo simplesmente sensacional.

O anime em questão foi exibido entre 01 e 04/18, Licenciado pela Funimation, com 24 minutos em média por episódio.

Pra quem não se lembra das outras obras do Kyoto Animation, lá vai uma amostra: Koe no Katachi, Clannad, Kobayashi-san no Maid Dragon, K-ON! (acho que é daí que eu aprendi a gostar desse estúdio), Suzumiya Haruhi no Yuutsu… Acho que tá bom, né?

E pra quem quer mais, tem o nosso episódio 117 sobre a obra. Link abaixo.

A autora e a ilustradora

Infelizmente não tenho muito sobre a escritora, Kana Akatsuki – como se fosse pouco que Violet Evergarden tenha saído da mente dela e isso fez com que a obra tivesse ganho o prêmio da própria Kyoto Animation em 2014. Mas infelizmente é o que eu tenho sobre ela.

Agora a ilustradora, Akiko Takase, tem uma boa lista de obras sob o seu portifólio. Além de Violet Evergarden, trabalhou como diretora de animação ou animadora de várias outros animes em alguns episódios destes títulos.

Hibike! Euphonium, Konayashi-san no Maid Dragon, Koe no Katachi, Kyoukai no Kanata são alguns dos animes nos quais ela trabalhou.

Conclusão

Recomendo bastante!!

Fontes

MyAnimeList (em inglês)

Anime

Light Novel

Editora / Estúdio de Animação: Kyoto Animation

Kana Akatsuki, a escritora

Akiko Takase, a ilustradora

Baka-Tsuki

Light Novel

Wikipedia (em inglês)

Light Novel / Anime

AnimeSphere

Nosso episódio 117

Um grande abraço e até a próxima resenha!!