Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?
Uma história de amor com um quê de fantástico e que me assaltou de imediato. Vamos falar de…
Ficha Técnica
Nome: Your Name / Kimi no na wa
Tipo: Mangá
Fonte: Livro / Filme
Volumes: 3
Capítulos: 9
Publicado de 08/2016 a 08/2017 (Japão)
Gêneros: Drama, Romance, Escola, Sobrenatural
Editora Original: Monthly Comic Alive (Media Factory)
Editora Brasileira: selo Henshin (JBC)
História e arte: Makoto Shinkai e Ranmaru Kotone respectivamente.
Sinopse
Mitsuha Miyamizu é uma estudante que vive na cidadezinha de Itomori. Ela deseja fortemente viver em Tokyo, cansada de uma vida no interior.
Ao mesmo tempo, Taki Tachibana, um estudante de ensino médio, vive em Tokyo e tem um interesse forte em arquitetura. Ele pretende tornar-se um arquiteto urbanista em um futuro próximo.
Um dia, Mitsuha sonha que é um garoto vivendo em uma grande capital, enquanto Taki sonha que é uma garota vivendo na pequena cidade de Itomori. Com o passar do tempo, eles descobrem que não é só um sonho, mas eles trocam seus corpos entre si enquanto dormem.
Kimi no na Wa gira em torno de Mitsuha e Taki enquanto experienciam o sobrenatural. Com eles trabalhando juntos para lidar com este fenômeno estranho, como isso vai impactar em sua vida cotidiana?
( Tradução livre com fonte no Portal MyAnimeList ).
Minha Opinião
Uma obra absolutamente incrível. Fiquei preso à obra a cada instante, mesmo quando havia a parte de comédia quando Mitsuha e Taki trocavam entre si (e experimentando o corpo do sexo oposto em meio a uma época turbulenta, que é a adolescência).
Vocês, caras, conseguiriam ficar sem fazer nada, mesmo trocando o corpo com uma garota linda, quando pode salvá-la de um meteoro que está pra cair na cidade dela?
Vocês, garotas, aproveitariam em fazer o que Mitsuha fez enquanto no corpo de Taki? É algo que nos ajuda muito para poder entender como nos sentiríamos se estivéssemos nesta situação.
No Brasil
Aqui no Brasil tivemos o trabalho absurdamente lindo da JBC, que contou com o auxílio do trio Danger3 (Larissa Tassi, Rodrigo Rossi e Ricardo Cruz) para esta música que está abaixo. Como não se bastasse publicar uma vez, efetuou uma republicação da obra.
A primeira foi uma publicação similar à japonesa, com três volumes tankobon, publicados entre 08/2017 e 01/2018.
A segunda foi feita um volume único, em formato tankobon ampliado, no dia 04/12/19.
E a trilha é esta…
Simplesmente sensacional (e eu acompanhei quando foi lançada, chorei no dia em que foi lançada, chorei enquanto ouvi escrevendo esta resenha, fiquei ouvindo em looping… Pode me chamar de manteiga derretida mesmo).
E consegui ser o FIRST no comentário desse vídeo… CARA…
O filme
Se o mangá é lindo, o filme é algo que beira à perfeição, gente. QUE ANIMAÇÃO… Eu pirei tanto que pouco tempo depois de assistir, fizemos um episódio.
Agora a ficha técnica. Ele foi exibido no dia 26/08/16 no Japão, desenvolvido pelo estúdio CoMix Wave Films (Byousoku 5 Centimeter, Kotonoha no Niwa, Tenki no Ko, Hoshi wo Ou Kodomo, Hoshi no Koe), do Makoto Shinkai mesmo.
O autor
O que falar de Makoto Shinkai? Animador, diretor, roteirista e mangaká de mão cheia. Mais de 10 obras em filme, houve uma época que disseram que ele e seu estúdio seriam os sucessores do Studio Ghibli, já que se falava da aposentadoria do Hayao Miyazaki.
Ranmaru Kotone é um puta ilustrador de mão cheia, de obras como Blood-C, Red Data Girl, alguns materiais de Haruhi Suzumiya e outras obras. Percebam pelo mangá que ficou sensacional com o traço dele é leve, mas lindo demais.
E ainda mais o trabalho feito com Kimi no na Wa é sensaciocrível, tanto filme quanto mangá.
Conclusão
Fortemente recomendado!!
Fontes
Wikipedia (em inglês)
Pesquisa no site sobre Ranmaru Kotone
Lista dos Capítulos de Haruhi Suzumiya
MyAnimeList (em inglês)
AnimeSphere
Biblioteca Brasileira de Mangás
JBChannel, canal da JBC no YouTube, antigo Henshin
Um grande abraço e até a próxima resenha!!