Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?
Tá a fim de falar de kaijuus? Ora, a Hita nos ajudou nisso e vamos falar hoje de…
Ficha Técnica
Nome: Kaijuu 8-gou
Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 2 (no Japão. Não há lançamento no Brasil)
Capítulos: 31
Em publicação a partir de 07/2020
Gêneros: Ação, Fantasia, Horror, Sci-Fi
Editora Original: Shonen Jump +
Editora Brasileira: Não tem aqui
História e arte: Naoya Matsumoto
Sinopse
Um homem de 30 anos sempre sonhou em ser do esquadrão de exterminadores, mas hoje em dia tem um emprego fixo na equipe que limpa a cidade dos restos de monstros gigantes.
Porém, pouco antes de surgir a oportunidade de ele se juntar ao esquadrão de exterminadores, ele se transforma secretamente em um kaiju. É desta maneira que esta história segue.
(Descrita pela Hita, adaptado pelo Jorge.).
Minha opinião
Monster #8 tem personagens que são muito fáceis de você se identificar. Mangás da shonen jump, num geral, tem personagens jovens e na escola, pois essa é a demografia que a revista pretende vender.
Porém, Monster #8 é um mangá lançado exclusivamente pela plataforma online de Shueisha, o Manga Plus, e, assim, tem mais liberdades do que os mangás lançados na revista física.
Uma dessas liberdades é poder ter um protagonista perdedor de 30 anos de idade, Kafka, que é a faixa etária de muitos leitores internacionais da Jump.
Não só isso, mas esse lançamento digital tem outra agenda, que não são de 19 páginas semanais, permitindo que o autor tenha um ritmo de trabalho mais moderado. Eu sou super a favor desse formato.
Na história, o personagem tinha uma promessa com a melhor amiga, deles serem exterminadores de monstros. E agora ele tem 30 anos e é praticamente um lixeiro, enquanto que ela é a líder do principal esquadrão desses exterminadores.
Um dia chega um novato para trabalhar no setor de limpeza com o protagonista e fala pra ele que os exterminadores estão permitindo ingresso de pessoas de até 33 anos, e eles podiam tentar entrar juntos.
Acidentes acontecem e o protagonista se torna um super monstro. E tem que esconder isso. Mas o amigo sabe, e, juntos, eles entram no esquadrão. E agora o protagonista é um monstro no esquadrão anti-monstro, podendo trazer sua expertise pessoal de lixeiro para o front de batalha.
O final
Kaiju #8 tem a arte sinérgica e lembra mangás como Gantz e All You Need is Kill, os personagens são cativantes e interessantes e o roteiro te deixa com vontade de ler mais. Porém, o mangá não traz nenhuma novidade, mas tudo o que ele apresenta é mostrado com muita paixão, apelo e competência.
No Brasil
Quem quiser acompanhar Kaiju nº8 vai ter que fazê-lo pela Shonen Jump + diretamente, porque ele ainda nem licenciado pela Viz (que é quem normalmente distribui os mangás (virtualmente falando) para o Brasil, conseguiu distribuir.
O mangá em questão está traduzido para o espanhol no site da Shueisha. Está abaixo.
O autor
Nascido na província de Hyougo, Naoya Matsumoto está em seu terceiro trabalho com Kaiju 8-gou. Os outros dois são Neko Wappa! (publicado entre 11/2009 e 02/2010 pela própria Shonen Jump, mas esta a tradicional) e Pochi Kuro (publicado entre 09/2014 e 07/2015, já na Jump +).
Conclusão
Eu, Jorge, não gosto de fazer apologia a pirataria, porém não entendo uma vírgula de espanhol, então estou acompanhando como posso. E é uma história muito boa. Eu e Hita recomendamos.
O final
Fontes:
Manga Plus Shueisha
MyAnimeList
Comick.fun
Wikidata
Um grande abraço e até a próxima resenha!!