AnimeSphere Resenhas 12: Given Movie

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje estreia uma colunista muito importante por aqui. Vocês que já ouviram a Hita no nosso podcast, agora vão poder ler suas resenhas de OVAs! Esta é a primeira, sobre…

Ficha Técnica

Nome: Eiga Given (Given Movie)

Tipo: Filme
Fonte: Mangá
Exibido em: 22/08/2020
Presente no Brasil? Sim, através da Crunchyroll (Crunchyroll, patrocina nóis!! Haha)

Sinopse

Enquanto o anime é focado no guitarrista Ritsuka Uenoyama e em seu colega de sala Mafuyu Sato, aqui temos como centro o relacionamento entre o baixista da banda Haruki Nakayama e o baterista Akihiko Kaji, e o colega de classe (e ex-namorado) de Akihiko, Ugetsu Murata.
(Tradução livre com fonte no Portal MyAnimeList).

Opinião

O filme segue a história do mangá, focando especialmente no Akihiko e Haruki. É o filme do arco deles.

Algumas coisas são feitas num ritmo bem mais rápido que o mangá, e a passagem de tempo no filme não fica muito clara.

Alguns pontos importantes do estado de espirito do Haruki são ignorados, como a banda da ex dele e a cena dele cortando o cabelo, em prol do foco na relação do Akihiko com o Ugetsu.

O que eu entendo, porque o Akihiko tem muito mais com o que lidar do que o Haruki, mas isso fez com que as coisas parecessem um pouco apressadas.

A qualidade da animação é igual ou inferior à primeira temporada do anime. O que foi um pouco triste. A impressão geral que eu tive, é que isso era a primeira metade da segunda temporada, que com problemas da pandemia eles decidiram transformar num filme.

Então algumas coisas q seriam abordadas melhor numa serialização foram cortadas fora, e a qualidade se manteve a mesma.

Porém, mesmo dito isso, o filme é muito gracinha. Eu ainda amo os personagens. O Uenoyama teve pouco foco, mas os insights do Mafuyu são muito importantes para progredir com o plot. E o Ugetsu é colocado numa luz melhorzinha que no mangá, em q ele é vilanizado.

O anime

A história começa quando um menino, Uenoyama, encontra numa escada pouco usada da escola um menino dormindo abraçado à uma guitarra, Mafuyu.

A temporada segue com o Uenoyama ensinando o Mafuyu a tocar a guitarra, que pertencera ao ex-namorado do Mafuyu, que se suicidou. O Uenoyama então convida o Mafuyu para a banda em que ele é guitarrista, com o Akihiko na bateria e o Haruki no baixo.

Com sentimentos conflitantes, Mafuyu finalmente consegue achar na música e em seu novo amor pelo Uenoyama uma forma de superar seu luto.

A autora

Como muitas mangakás populares de de shōnen-ai e yaoi, Natsuki Kizu começou a sua carreira como artista de Doujinshi. Ganhou reconhecimento vendendo suas obras fanart de Hetalia, Kuroko no Basket e Haikyū!! Com o nome de Gusari em eventos como o Comiket.

Em 2013, ela lança sua primeira obra no mercado, Yukimura-sensei to Kei-kun, seguida de sua obra mais famosa, Given, cujo OVA alvo desta resenha. A obra em questão foi adaptada para CDs de audiodrama e para o anime, que é base para este OVA. Em 2014, publicou uma coleção de contos chamada Links.
(Tradução livre com fonte na página da Wikipedia em espanhol).

Conclusão

Se eu fosse vocês que curtem BL, não percam a indicação da nossa querida Hita!!

Fontes:

Wikipedia, sobre a autora

MyAnimeList, sobre a autora

MyAnimeList, sobre o filme

Um grande abraço e até a próxima resenha!!