Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?
Hoje temos muita comédia, das antigas e uma referência muito forte interna? Não entendeu? Vamos falar aqui de Ranma ½!
Ficha Técnica
Nome: Ranma ½
Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 38 (Japão) / 38 (Brasil)
Capítulos: 407
Publicado de 05/1987 a 02/1996 (Japão), 09/2009 a 04/2013 (Brasil)
Gêneros: Ação, Comédia, Ecchi, Artes Marciais, Romance, Escola, Shounen, Harém, Troca de Gênero
Editora Original: Shounen Sunday (Shogakukan)
Editora Brasileira: JBC (Marcelo Del Greco, patrocina “nóis”, haha)
História e arte: Rumiko Takahashi
Sinopse
Há, na China, famosas termas para treino, um lugar onde os artistas marciais podem melhorar seus níveis de luta. Infelizmente, as termas também são amaldiçoadas! Ranma, um artista marcial adolescente, cai na “terma da garota afogada”, e se transforma em mulher cada vez que ele é molhado com água fria.
Isso não impede seu pai de fazê-lo noivar com Akane, a filha de um velho amigo e uma garota muito forte que tem outras coisas melhores para pensar do que se preocupar com garotos.
Mas Akane não é a única garota que tem chance de conseguir a afeição de Ranma – outras duas garotas foram prometidas a ele. Mas Ranma tem coisas melhores para fazer do que se preocupar com sua vida amorosa – tem vários rivais loucos e também vários pretendentes!
(Tradução livre com fonte no Portal MyAnimeList).
Minha opinião
Um mangá delicioso, que eu conhecia há muito tempo, e que eu tive a honra de conseguir completar a coleção com os 38 tanko-hon.
Várias cenas hilárias, com seus clichês: como dito na resenha, por causa de cair na terma amaldiçoada, Ranma se transforma em uma menina; Seu pai, teve o mesmo destino, porém em uma terma diferente, que o faz se transformar em panda com o mesmo gatilho: um banho de água fria.
E a história vai se desenrolando de maneira amalucada, entrando Happosai, que seria facilmente um discípulo do Mestre Kame, como pervertido. Cologne, que faz de tudo para que sua neta, Shampoo, se case com Ranma, e falando dela, vive atrás de seu amado, que a derrotou em uma batalha.
Vários pequenos temas, fazendo com que Ranma se descubra mais feminino do que antes, por causa de se transformar em mulher; Se agarrava a cada chance que tinha de voltar a ser apenas homem.
E, claro o fator romance, em que na adolescência tudo é levado às últimas consequências, em que jovens tendem a ser competitivos e tudo o mais, e em um mundo amalucado como o de Ranma ½ isso não é diferente, só é exponencializado.
O final
O final? Hah, é o mais imprevisível o possível. Quer saber? Leia.
No Brasil
O mangá te transporta para o mundo de Ranma ½, a encadernação ficou muito boa e a qualidade da JBC é impecável. (Marcelo Del Greco, patrocina nóis, hehe)
O anime
Mais um mangá da resenha que tem um anime. Foi exibido no Japão entre 04/1989 e 09/1992, com 161 episódios, produzido pelo Studio Deen (Konosuba, Fate/stay Night, Higurashi no Naku Koro ni, Vampire Knight, Log Horizon, Rurouni Kenshin), quem sabe ganha um episódio no AnimeSphere? Eu morro de vontade de fazer.
A autora
Quer conhecer um pouco mais sobre Rumiko Takahashi? Ouça o nosso episódio sobre!
AnimeSphere 62: Especial Rumiko Takahashi
Conclusão
Recomendo fortemente!!
O final
Fontes:
Um grande abraço e até a próxima resenha!!