E aí, pessoal. Tudo tranquilo com vocês? Mais uma vez chegamos com a cobertura de um evento, o Anime Dreams Celebration, chamado assim por causa do retorno após 4 anos em hiato.
O evento, sinceramente, foi uma sombra do que um dia já foi. Estava bastante fraco e reduzido em comparação à sua última versão – a de 2014. Estandes? Eram bem menos do que o último evento relacionado da Yamato, o Anime Friends 2017 (antes da marca ser comprada pela Maru Division) e da própria última vez em que o Anime Dreams era ativo, em 2014. Infelizmente não posso dar mais detalhes de como foi, porque foi um ano antes de o AnimeSphere nascer, e as fotos que eu tenho mostram muito pouco, mas mesmo assim mostram o quanto era mais cheio.
Também digo que foi um ano antes de surgir a Comic Con Experience, o que foi um belo revés para a Yamato este ano. Segundo decêndio de Janeiro, um mês e alguns dias depois… Todo mundo estava praticamente sem dinheiro, e só realmente foi quem não tinha ido no evento anterior por não ter dinheiro… Foi o que reduziu o público. E o sábado, dia 20, o primeiro, estava realmente com pouca gente.
Bom, voltando ao evento, eles, como eu havia dito, usaram beeeeeeeeeem menos espaço da UnicSul que usaram da última vez, e só tinha UM estande que vendia mangás, o Beco do Androide. Era um sebo de mangás basicamente, pois tinha vários mangás antigos com coleções incompletas, e as completas não podiam ser abertas de jeito nenhum. Mas os preços estavam bons. O restante variava entre DVDs de anime, camisetas, canecas, chaveiros, plushies e tudo o que normalmente tem, mas como eu disse, bem menos stands com coisas para comprar. Tinha cerca de uns 30-40, o que normalmente tem uns 20-30 stands a mais.
O interessante é o Artist’s Alley, que não tinha no Anime Dreams de 2014 – neste evento antigo tinha a parte dos Fanzineiros e de longe não tinha destaque foi uma das coisas legais que a Yamato trouxe de herança dos eventos mais recentes deles, e eu curti imensamente. Mais uma vez eu pude encontrar o nosso amigo Diego Maryo (https://www.facebook.com/DiegoMaryoSuenaga/), porém infelizmente eu não pude encontrar o amigo J. P. Schmidt (https://www.facebook.com/autorjpschimidt), e os outros infelizmente não tenho proximidade. Mas o tamanho do Artist Alley tinha um tamanho respeitável. Pra quem conhece, vamos lá:
- Adriano Gon: https://www.facebook.com/adriano.gon
- Adriano Panda
- Alex Kioshi: https://www.facebook.com/heeeyoshe
- Cah Poszar: https://www.facebook.com/CahPoszar
- Cris Camargo: https://www.facebook.com/maranishi/
- Daniel Steck: https://www.facebook.com/ser.ilustra/
- Erik Toda e Ki Hoon Choi: https://www.facebook.com/erik.toda | https://www.instagram.com/kilohana_/
- Fabiane Zambelli: https://www.facebook.com.br/contodedragoes
- Janz e Stephanie: https://www.facebook.com/janzmushbunny/ | https://www.facebook.com/FefiofThrones/
- Gabriel Godinho Sampaio: https://www.facebook.com/gabrielg.sampa
- Gaby Pendezza: https://www.facebook.com/ser.ilustra/
- Galende: https://pt-br.facebook.com/mangartscs/
- Giovanni Kawano
- Johnny Silva
- Jun Sugiyama: https://www.facebook.com/JaPowHQ/
- Junior Cortizo
- Lígia Zanella: https://www.ligiazanella.com.br/
- Luci Fidelis: http://www.coletivodentedeleao.com.br/
- Marcel Bartholo: https://www.facebook.com/IlustradorBartholo/
- Marcel Nilo
- Marcela Nohama: https://www.facebook.com/blogmarisolmaryline/
- Marcio R: http://marciorgotland.com
- Marina Fráguas: https://www.facebook.com/marinafraguas.art
- Pedro Leonelli
- Pedro Okuyama
- Pedro Omuro
- Rafael Grande
- Roberto e Wilson Kohama
- Ricardo Bastos
- Roe Mesquita
- Ton Gomes: https://www.facebook.com/Tongomesautor
- Werllen Holanda
- William Gene
- Zaheer
Outra coisa foi, como sempre teve nos últimos eventos da Yamato, veio o pessoal da BWF, e infelizmente eu não consegui filmar um pouco dele, mais pelo fato de eu (seu host, Jorge) estar sozinho para a cobertura por não saber se eu podia levar equipe (infelizmente não ter informação relacionada para levar mais alguém comigo). Mas estava engraçado como sempre. Acompanhem um pouquinho (Créditos ao canal do amigo Carlos Ferrari (https://www.youtube.com/channel/UCROMgwwqq3vY8v-_XEAB61w):
Além do show de K-Pop (que levou bastante gente), também teve o Animeke, que teve o mini auditório só pra si, como da outra vez também.
Uma coisa que eu me arrependo de ter perdido foi a palestra com a Ciara Hanna, que é a Power Ranger amarela da série Power Rangers Megaforce e Power Rangers Super Megaforce. Quanto ao Meet and Greet, foi um dos dois que foram pagos, então eu não teria acesso de qualquer jeito.
Já no segundo dia, eu aproveitei mais e tirei bem menos fotos, mas foi porque aproveitei mais o auditório, primeiro vendo a palestra de Evolução da Dublagem com o Jeff Duck, e em seguida vi a palestra com o Carlos Campanile (dublador do Freeza) e do Felipe Grinnan (dublador do Whis), onde eles contavam um pouco de suas histórias como dubladores, como conseguiram os bonecos em questão e também houve uma improvisação engraçada no final da palestra. Acompanhem a o vídeo que fiz ao vivo no dia:
E foi isso o Anime Dreams. O que me parece é que a Yamato não aprendeu com os erros, não trouxe mais atrações porque não conseguiu, o que tudo indica é estar mesmo com o caixa baixo, mesmo com a venda dos direitos do Anime Friends e do Ressaca Friends. O evento até foi legal, porém fraco. Fiquei deveras chateado, eles poderiam ter usado mais áreas internas do colégio para adequar os estandes de compras e o pátio interno ter sido usado para as apresentações principais, o que renderia mais público na minha humilde opinião.
Quer acompanhar um pouco mais sobre como estava o evento? Veja as nossas fotos: